
ENTREVISTA AO MÉDICO DENTISTA ANTÓNIO COUTINHO
«A PREVENÇÃO É SEMPRE MAIS BARATA QUE QUALQUER INTERVENÇÃO COM INTENÇÃO CURATIVA»
Loading color scheme
«A PREVENÇÃO É SEMPRE MAIS BARATA QUE QUALQUER INTERVENÇÃO COM INTENÇÃO CURATIVA»
O mau hálito, ou halitose, designa a percepção de mau odor na boca que pode ter origem nesta ou, em alguns casos, pode ter origem noutras localizações. É uma queixa ainda comum na consulta de Medicina Dentária, contudo ainda é motivo de algum constrangimento por parte dos pacientes pelo estigma social que acarreta, além da afectação psicológica. Isto pode fazer com que o paciente se retraia na consulta, evitando falar sobre aquilo que realmente o incomoda. Saiba que se trata de uma situação bastante comum e que tem solução.
A dor de dentes é o motivo de visita ao dentista mais frequente. Esta pode acontecer por uma grande variedade de factores que importa serem estudados e modificados o quanto antes com o intuito de preservar ao máximo estrutura dentária sã e evitar procedimentos invasivos. Importa, através de uma história clínica recolhida pelo seu médico dentista, perceber se a dor relatada resulta de hipersensibilidade dentária ou da presença de cárie dentária. Existem exames complementares de diagnóstico possíveis de realizar que permitem determinar, em caso de cárie dentária, qual o envolvimento da polpa dentária.
Os alinhadores são aparelhos ortodônticos sequenciais removíveis com o intuito de corrigir a má oclusão, sendo então, uma alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais fixos. São aparelhos transparentes, planeados, sequenciados e precisos. É um aparelho que tal como os convencionais, no final necessita de contenções.
Nos últimos tempos tem sido ávido o marketing sobre “Dentes em 1 dia”. Mas, afinal, do que falamos? Sucintamente, refere-se à realização de um tratamento dentário que compreende a colocação de implantes dentários e colocação de uma prótese provisória fixa sobre esses implantes, tudo num dia.